sábado, junho 17, 2006
Acho piada quando se fala que se Portugal jogasse após o Holanda-Argentina podia escolher o seu adversário. Então se a argentina ficasse em 2º no seu grupo nos perderíamos só para fugir? E se o México estivesse a fazer um jogo péssimo? Íamos marcar um golo na própria baliza? Temos de passar em primeiro e que venha quem vier. Porque se passarmos em primeiro e apanharmos a Argentina, é porque a Holanda lhes ganhou, é porque naquele jogo foi mais forte. Depois do jogo com o México vamos ser lançados aos leões, e apoio a equipa em qualquer que seja o desfecho. Não por razoes de patriotismo, mas sim de realismo.
Oitavos
Já estamos nos oitavos, agora já aparece mais gente a dizer que concorda com a continuidade de Scolari. Ganhámos e salvo uma ou outra travessura do Irão esmagámos a sua equipa. Maniche e Costinha estão bem, Ronaldo até marcou. Notou-se que todos estavam com muita vontade de jogar, marcavam logo as faltas e os lançamentos rapidamente. Talvez porque dos 10 jogadores de campo nenhum jogava em Portugal, e só no nosso campeonato é que há lesmas. Parecia futebol inglês, nunca os vi assim. Figo mais uma vez fez a assistência para o golo, este homem merece uma estátua, e tanta gente fala mal dele. Simão entrou e fez mais uma vulgar exibição, Scolari não desiste de puxar por ele… Agora apanhamos um México que apenas precisa de um empate mas não pode dormir. Já quanto a nós prevejo que nos dediquemos a novas experiências no 11 titular. Até podemos perder na primeira eliminatória, mas estamos no bom caminho.
terça-feira, junho 13, 2006
Alemanha a ferver
Parece que as temperaturas andam altas na Alemanha. Agora já ninguém fala do estágio em Évora… Evita-se falar e quando se fala diz-se que Scolari não era adivinho para prever que ia estar tanto calor no mundial. É sempre a tirar o mérito. O que Scolari faz mal é culpa dele, e o que faz bem é por sorte. Se fosse o Mourinho diziam logo que ele tinha previsto as temperaturas e que é um homem muito inteligente, como é o Scolari diz-se que falhou na escolha do estágio e veio a ter sorte depois… Eu não sou apoiante de Scolari, mas sim do seu trabalho. E a todos os que têm estado contra ele só digo: admitam, ele é bom. Portugal não fez um grande jogo com Angola e isso pode ter sido bom. Para quê esgotar energias com Angola se levamos os 3 pontos na mesma? Moral da historia: Portugal não se cansou muito e ganhou. E isto é um campeonato, não é a final, por isso não digam que têm de deixar tudo em campo num jogo contra Angola, há que poupar energias para equipas mais fortes.
domingo, junho 11, 2006
3 pontos já ca estão
Na televisão, jornais, rádio, até nas ruas e cafés só se fala mal, e este jogo não vai fugir à regra. A conversa é sempre a mesma: ou jogam bem e o resultado é mau, ou jogam mal e o resultado é bom. Nunca estão contentes. Se querem resultados têm resultados: ganhámos por um golo e ganhamos 3 pontos. Não é excepcional mas é óptimo. Não perdemos e não empatámos. Sublinho as palavras de Figo acerca deste assunto. Figo que com Pauleta construíram o golo, e tão criticados foram. Estes jornalistas metem nojo. E não falem mal do que viram relativamente as opções substituições, etc.: Scolari escolheu assim e ganhou. Depois de nos levar a uma final deixou-nos hoje numa posição privilegiada de passagem para os oitavos de final. Estamos em 2º no grupo mas com mais uns golos frente ao irão alcancaremos o 1º que permite fugir a Argentina que passará em 1º. Quem gosta de resultados gosta de Scolari.
Simão
Não sei porque Simão ainda é convocado. Se ele não fosse ao mundial caía o Carmo e a trindade, mas mais uma vez ele não fez nada. Está a tirar o lugar a outro que pode fazer melhor. Ou joga mal ou não joga bem. Nunca vi uma boa exibição deste jogador pela nossa selecção e não percebo porque é que ele tem oportunidades que nunca mais acabam, e outros não têm acesso à selecção por outras razoes. É que o Costinha e o Maniche foram por uma questão de grupo, o Simão só foi porque as antigas exibições no SLB lhe deram certo estatuto. Mas como já disse antes, quanto mais ele joga mais se desvaloriza. Espero mudar de ideias acerca dele já no sábado.
O misterioso mundo da tv
Por estar a decorrer o Mundial, a Galp está a fazer uma promoção em que oferece umas cartas com figuras do futebol português para os seus clientes. Para a promoverem na televisão fizeram um anúncio ao futebol. Quando eu vi o Quaresma a agarrar naquela taça nem acreditei: continuam a passar o anúncio em que levantamos a taça mesmo após termos ficado em ultimo lugar no europeu. Se já antes era um anuncio deveras presunçoso, o que será agora?
