sexta-feira, setembro 22, 2006

Grande entrevista?? Vão gozar outro...

A esposa de um comentador desportivo da SIC noticias (dia seguinte), entrevistou o presidente do clube do seu marido. (...) Foi uma perda de tempo pois só vimos LVF a dizer o que todos já sabemos, e nas questões em que havia pontas soltas, este fugiu sempre. Não percebo como é que depois de LFV ter confirmado que escolheu árbitros pelo telefone, a massa associativa benfiquista continua a querer que ele continue. Ah! Já percebi porquê! É que ele escolhe árbitros pelo telefone! Como é que eu não tinha percebido…

segunda-feira, setembro 18, 2006

Porque falham os árbitros?

Um arbitro para chegar a primeira divisão tem de percorrer um longo caminho. Há vários meios:
1- 50% chegam por mérito;
2- 25 % começaram nas distritais, aceitaram fazer uns favores umas vezes, ficam conhecidos por tal, e passam para a divisão seguinte sempre fazendo favores ate que chegam a liga principal e continuam a faze-los mas de modo mais discreto porque agora aparecem na televisão (antes era o descalabro, muita gente em Portugal não imagina o que é um jogo de distritais…) Alguns destes ate eram honestos até perceberem o que podiam lucrar;
3- 25 % entraram na arbitragem já de propósito para manipularem jogos. Estes se calhar nem queriam ser árbitros, mas têm amigos influentes que precisam dos favores deles, esses amigos têm poder para os meter na arbitragem à frente de outros mais competentes, e posteriormente os recompensarão com dinheiro.
As percentagens são ilustrativas, é apenas a minha convicção em valores redondos. O problema da arbitragem é que os 50% dos que chegam por mérito, não tem amigos e não os chamam para arbitrar os jogos mais importantes, e os que arbitram jogos importantes, mesmo que não estejam a ser pagos para errar (porque acredito que desde que o apito dourado surgiu, as coisas acalmaram), estes, são mal formados, não tem vocação, nunca mereceram estar ali e estão a tirar lugar a muitos outros que podiam estar no lugar deles. Atingiram o estatuto de primeira liga e agora temos de levar com eles.

Assim qualquer um perde...

Com um golo marcado com a mão vimos este fim-de-semana a primeira derrota do SCP. Esse lance devia ter sido sancionado com um cartão vermelho para Ronny, mantendo-se o resultado de 0-0. O Sprting iria jogar a segunda parte contra dez jogadores... Mas dizer que o Sporting falhou muito na hora de marcar golo não justifica uma derrota, justificaria um empate. Comparar o que se passou com o golo do Nani na passada jornada é puramente insensato. No golo do Nani a falha do árbitro foi não ver uma falta a meio campo, numa bola disputada, onde ate pode ser discutível haver falta. Dessa falta a meio campo, como houve varias onde o árbitro não marcou a favor do SCP e também do Nacional, surgiu o golo. Das restantes não surgiu. Mas se surgiu na do Nani foi porque o Sporting teve o mérito de a partir dai construir uma jogada. Em Alvalade viu-se um golo marcado com a mão.